5 livros de autoras brasileiras que você precisa conhecer

12:55


Não sei se vocês são assim, mas quando eu entro numa livraria, vou direto para a parte de literatura estrangeira. Isso acontece comigo porque eu amo ler livros em inglês para praticar e aprender palavras novas, mas ultimamente eu estou me obrigando a ler mais conteúdo da literatura brasileira, porque afinal de contar, temos autores incríveis Brasil a fora.

É muito normal que ao pensarmos em literatura brasileira nomes como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Machado de Assis, Cecília Meireles, Clarice Lispector e muitos outros nomes que deve ter vindo na sua cabeça, pois são clássicos que todos deveriam ler.

Acontece que já estamos no século XXI, e você precisa conhecer outros autores que estão na lista da literatura brasileira e escrevem livros incríveis. Por isso, me dei ao exercício de selecionar alguns livros de autores contemporâneos para você ler ainda em 2018.

E aproveitando que ontem foi o comemorado o Dia Internacional das Mulheres, nós aqui do ETC escolhemos algumas autoras contemporâneas para provar para você que nós mulheres podemos estar em todos os lugares e fazer coisas incríveis! Veja: as mulheres mais influentes na moda.

Noites de alface, de Vanessa Barbara: É um livro que trata a perda, solidão e convivência diária. Conta a história de Otto, casado há mais de 50 anos com Ada, com quem dividia uma rotina comum como de qualquer casal, mas tudo mudou quando Ada morreu.Arrasado pela perda, ele se recusa a interagir com as pessoas que moram perto de sua casa. Sozinho em sua casa amarela, Otto começa a pensar no passado e tenta um contato com a vizinhança, mas cada vez que ele conversa com seus vizinhos, desconfia de que há um mistério no ar. Pouco a pouco e inspirado pelas séries policiais que ama, Otto junta pistas de um mistério, um incidente que a vizinhança tenta esconder. Sua insônia só piora. Talvez sua esposa estivesse envolvida, ou talvez seja o senhorzinha quem está ouvindo coisas. Entre tantas coisas, o suspense encurrala Otto e ele precisa decidir se quer ou não saber a verdade.



Depois a louca sou eu, de Tati Bernardi: Tenho certeza que você já ouviu falar sobre essa escritora. Neste livro, Tati Bernardi escreve sobre a ansiedade com muito humor e inteligência. Conta sobre crises de pânico onde sua vida real se confunde com as de seus namorados e amigos, sua mania de organização, remédios para ansiedade e tudo o que a coloca em uma situação hilária. A capacidade de rir de si mesma nos entretêm e faz com que mergulhemos de cabeça na nova literatura brasileira.






Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas: Aqui estão reunidos 35 poemas marcados por originalidade, animação e humor capazes de deixar o leitor em cima do muro onde um lado é a seriedade e o outro o riso. Versos escritos com precisão que revelam o domínio sobre a linguagem. Neste livro uma mulher é o centro de tudo, onde ela procura definir que figura feminina é essa que a nossa cultura trata de desenhar e que se desconstrói sem parar, ou seja, a autora questiona de um lado o mundo e do outro a própria identidade.







Pó de Parede, de Carol Bensimon: O livro é dividido em três histórias sobre a juventude de mulheres diferentes: Alice, Lina e Titi. De volta à casa onde cresceu, Alice revive a tragédia que marcou sua infância. E em uma pequena cidade, uma construção misteriosa muda a rotina das irmãs Lina e Titi. Nas três histórias, as personagens encaram com sarcasmo e delicadeza suas desilusões, mostrando que há um lado melancólico na juventude de todos.






Um dia ainda vamos rir de tudo isso, de Ruth Manus: que inclusive, está na minha wishlist desse mês. Ruth Manus tem o talento de transformar qualquer assunto em textos intrigantes. Esse livro é uma coletânea de crônicas publicadas no blog do Estadão, na coluna no Estado de S. Paulo e no jornal Observador, de Lisboa, mas possui também algumas inéditas. Aqui o leitor tem um retrato do nosso tempo escrito por uma das cronistas mais conhecidas dessa nova geração.





Vocês já leram algum desses? Conta para mim nos comentários,
 eu vou adorar saber qual é o seu preferido.
Um beijo, Bia.




You Might Also Like

0 comentários

Frase do Dia

"Guarda-me, ó Deus,
porque em Ti
confio"