9 dicas para conseguir acordar cedo e feliz

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Como acordar cedo e disposto | Foto: Beatriz Felix


Acordar cedo sempre foi muito difícil para mim. Eu posso dormir às 19:00, mas eu não consigo acordar antes das 10:00. É muito ruim porque quase não aproveito o dia e a vida, né? É ainda mais difícil para quem acha que as manhãs são quase um final de descanso e relaxamento para se começar um dia de trabalho.

Mas, para nossa salvação, tem alguma diquinhas que podem nos ajudar a mudar isso e nos dar mais disposição para aproveitar esse mundão, que não pára para nós descansarmos. Bora colocar em prática?

Antes de dormir

A preparação deve começar antes mesmo de deitar, assim o corpo inteiro se prepara para relaxar e ter disposição para acordar mais cedo.

 Medite por pelo menos 10 minutos: a meditação ajuda a criar paz interior e preparar a mente para o sono. O ideal é você meditar no mínimo 10 minutos antes de dormir em um espaço calmo e confortável, pode até ser no seu quarto, mas deixe todos os eletrônicos desligados e desligue-se do mundo, aproveite o momento para relaxar a mente.

Mas se você não quer meditar, tem outra solução, você pode fazer uma lista com todos os problemas que te causam ansiedade e guardá-la em algum lugar para resolver amanhã. Isso faz com que a sua mente deixe de pensar nos problemas enquanto estiver deitada, você acaba ficando menos estressada e é mais fácil pegar no sono e relaxar durante a noite, permitindo que você tenha uma manhã melhor.



Separe a roupa do dia seguinte: Essa dica serve para você guardar para a vida toda: separe a roupa do dia seguinte. Com isso, você vai ter mais tempo livre na manhã, o que reduz o estresse de escolher uma roupa logo na primeira hora após acordar, ainda mais se você tiver que passar a roupa, você vai ter mais tempo para isso na noite anterior do que quando acordar.








Pense em algo positivo: se você não pensar no que te causa estresse e ansiedade e conseguir manter no seu pensamento somente coisas positivas para se fazer no dia seguinte, você vai acordar mais disposta para isso, pois sua mente vai acordar ansiosa em fazer as coisas que te fazem bem, o que produz uma sensação de bem-estar e energia logo ao acordar.







Planeje seu café da manhã: por ser a refeição mais importante do dia, o café da manhã requer uma atenção e tempo especial, para nutrir e preparar seu corpo para as primeiras horas de trabalho/estudo. Mas na maioria das vezes deixamos para pensar nisso de manhã, quando estamos quase atrasados, o que é um erro terrível. O certo é você pensar no que vai comer antes de dormir, porque diminui o número de decisões que você tem que fazer logo pela manhã e a mente se distrai pensando apenas na recompensa da comida.





Durma 8 horas: quando não dormimos o suficiente para relaxar o corpo e repor os níveis de energia, é muito difícil acordar cedo, por isso que dormir ao menos oito horas por noite é uma dica essencial, mas dentro dessas oito horas você tem que calcular uma margem de 15 a 30 minutos para se permitir pegar no sono.



Ao acordar

Quando acordar, o ideal é seguir essas diquinhas para ter mais disposição ao longo do dia:



Acorde 15 minutos mais cedo: é difícil, eu sei, mas quando acordamos de 15 a 30 minutos mais cedo que o normal, ajudamos a nossa mente a descansar, além de evitar o estresse, porque teremos mais tempo para fazer as coisas que temos que fazer antes de sair de casa com calma.
E com o tempo, acordar mais cedo se torna um hábito, e fica cada vez mais fácil seguir essa dica, principalmente quando a gente começa a perceber os benefícios que traz para a nossa saúde e disposição.



Levante quando o despertador tocar: essa é a mais difícil para mim, eu tenho uma mania de colocar o despertador 1 hora mais cedo para eu ficar dormindo e acordando até levantar, alguém aqui também faz isso? Mas é super errado sabia? Pois essa prática cria uma falsa esperança de poder dormir mais tempo e diminui o tempo que temos de manhã, o que facilita sentirmos mais estresse. Por isso, a dica é você colocar o despertador longe da sua cama, para você levantar e desligar, então você já aproveita e abra a janela, já que a luz do sol ajuda a regular nosso relógio interior e prepara a nossa mente para o início do dia.






Beba 1 copo de água: beber água de manhã aumenta o metabolismo e além de ajudar a emagrecer, tira o corpo do processo de sono, sendo mais fácil manter os olhos abertos e tira a vontade de voltar para a cama e dormir.








Alongue ou faça 5 minutos de exercícios: isso ajuda o corpo a acordar mais rápido, pois melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção dos hormônios do bem-estar e os níveis de energia. Vale colocar uma musiquinha para tocar e te dar mais vontade de alongar, a música ajuda em todo o processo e te garante um melhor humor.





Se você conseguir seguir todas essas dicas, você terá um dia mais disposição, ficará mais feliz e com a saúde em dia! Depois me conta se sentiu alguma diferença, por aqui estamos seguindo as dicas direitinho e tem dado muito certo!
 Um beijo, Bia







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Frase do Dia

"Guarda-me, ó Deus,
porque em Ti
confio"