Como juntar dinheiro para viajar

15:58

Foto: Beatriz Felix

Todo mundo tem uma vontade, um desejo ou um sonho, afinal é normal a gente imaginar e desejar coisas para nossa vida e nosso futuro, mas o melhor de tudo é a gente poder realizar cada coisinha que passou pela nossa cabeça.

E no meio de tantos sonhos, com certeza você já se imaginou em outro país, seja na Disney, em Paris, em Nova York ou até mesmo pelos lugares incríveis que há no Brasil. Mas você já pensou em tirar esses sonhos do pensamento e transformá-los em realidade? Claro né, só falta o dinheiro!

Acredite, poupando um pouquinho aqui e outro pouquinho lá, é possível fazer todas essas viagens. Com planejamento tudo é possível, mas antes de tudo, viajar tem que se tornar um objetivo na sua vida. Da mesma forma que você sonha em ter um carro ou uma casa própria, viajar é um investimento e requer que você se organize para isso. 

Você pode começar criando um plano de poupança. O que é isso? Anotações da sua renda e gastos que você tem por mês, assim você vai conseguir ver quais são as principais despesas e analisar onde vai conseguir poupar. O ideal é que você faça isso por três ou quatro meses, para ter uma noção maior sobre seu consumo.

Fora isso, você tem que começar a cortar alguns gastos e poupar dinheiro para viajar, ou seja, as pequenas coisas que você compra (quase sem perceber), no final de um tempo fazem toda a diferença no seu orçamento para sua grande viagem.

Se você não sabe o que cortar e onde é possível economizar, continue lendo, porque esse post está repleto de dicas para você economizar dinheiro e poder viajar nas próximas férias!

1) Prepare as refeições em casa (não jante fora)

Se você mora sozinho essa é a primeira coisa que deve começar a fazer. Pega o que você gasta num almoço e coloca num cofre, você vai se surpreender com o resultado já em um mês, imagina por mais tempo? E fora que não precisa ser um Master Chef para fazer comidinhas gostosas... Se vocês quiserem posso até deixar algumas receitas básicas que aprendi quando casei.

Mas se você mora com seus pais, aproveita que comida de mãe é uma delícia e comece a levar marmita para o emprego ou faculdade, não tem vergonha nenhuma nisso, você só está fazendo escolhas na sua vida.

E se você costuma sair muito com seus amigos, deixe esses "rolês" um pouquinho de lado, por mais que seja difícil para algumas pessoas, pense assim: "algumas horas com amigos equivale a dois dias de viagem em tal lugar", você vai ter forças de não sair e poupar um dinheirinho.

2) Não compre roupas olhando a marca

Seria melhor ainda se você evitar ficar comprando roupas e sapatos, mas se for alguma necessidade, opte por peças de fast fashion, como Marisa, C&A, Riachuello, tem várias opções bacanas por lá e você vai pagar bem mais barato do que as peças de marcas mais renomadas. Guarde esse dinheiro para comprar algumas roupas se fizer uma viagem internacional, por exemplo.

3) Venda coisas que não usa mais

Eu tenho uma certa dificuldade para seguir essa dica, sou muito apegada às minhas coisas, mas é sério, vale muito a pena você vender algumas coisinhas que não usa mais. Além de conseguir um dinheiro a mais, você ainda abre espaço no guarda roupas e faz outra pessoa feliz, afinal o que não serve mais para você, pode servir para outra pessoa.

E isso não vale apenas para roupas e artigos mais pessoais, você pode vender uma máquina fotográfica ou um celular que não usa mais, pode ter certeza que você tem algumas coisas que pode desapegar. Faça isso pensando em eliminar coisas "velhas" da sua casa e vai dar certo.

4) Não gaste com tv a cabo

Essa pode ser a mais difícil, mas é sério, sabe aquele dinheiro que vai embora todo mês por causa da Netflix, Sky, Claro TV, etc? Então, poderia ir direto para sua poupança e ser usado na sua próxima viagem. Além disso você vai ter mais tempo para aproveitar a sua família e conversar, ler um bom livro, e curtir um tempinho sozinho.

5) Estipule uma meta de economia

Com um cofre em casa ou uma poupança no banco, fica mais fácil para você guardar seu dinheiro, então comece a estipular metas por mês. Por exemplo, tente poupar um valor específico todo mês, seja 5, 10, 20, 50 ou 100 reais, não importa, desde que você se dedique para todo mês ter esse valor guardado.

6) Use programas de milhagem

Sempre que for comprar uma passagem aérea, use programas de milhagem, ou seja programas para você juntar créditos ou pontos (chamados de milhas) toda vez que viaja em voos da empresa ou adquire produtos de lojas parceiras. Dessa forma, você consegue usar as milhas para voos promocionais e participa de ofertas especiais.

7) Mantenha o foco

É muito difícil abrir mão de tantas coisas para conseguir juntar dinheiro, principalmente quando nossos amigos e parentes fazem questão de nos convidar toda semana para fazer algo diferente. Mas você precisa se lembrar do seu objetivo, o que o levou a começar a economizar dinheiro. Seu esforço será temporário e o dinheiro acumulado para você realizar o sonho de fazer sua viagem, então matenha o foco e dedique-se para chegar longe, afinal o mundo está apenas te esperando.

Agora que você tem essas dicas, vai ficar mais fácil para realizar 
o sonho de fazer uma viagem bacana. Pra onde você mais
sonha em ir? Conta para mim nos comentários.
Um beijo, Bia.




You Might Also Like

0 comentários

Frase do Dia

"Guarda-me, ó Deus,
porque em Ti
confio"