O Castelo do Queijo, em Portugal

09:37

TODAS AS FOTOS DESSE POST FORAM TIRADAS POR MIM, BEATRIZ FELIX

Ultimamente tô vendo tanto brasileiro se mudando/ viajando para Portugal que aqui já está quase virando um Brasil bem mais desenvolvido, #sóquenao. Só aqui no prédio que eu moro, cinco apartamentos são de brasileiros e isso é muito legal, porque pensei que estivesse "sozinha" por aqui, mas quando percebo, tô mais em casa que imagino rs.

E se você também tem vontade de conhecer esse país maravilhoso, mas acha que tá sem grana, veja aqui como juntar dinheiro para viajar, te garanto que o investimento vale super a pena. Ainda tá em dúvida? Então continue lendo esse post, pois eu vou te levar para um dos pontos turísticos mais visitados em Portugal. Vem comigo....

O Castelo do Queijo

Nós estávamos dando um voltinha por Porto quando me falaram assim: "Vamos no Castelo do Queijo", meu coração até disparou e eu fiquei imaginando vários tipos de queijos diferentes, eu experimentando todos eles, enfim, um paraíso.... Mas não é bem assim. Na verdade não é nada assim.






O Castelo de S. Francisco Xavier do Queijo, é, na verdade, um pequeno forte costeiro construído de forma maciça com a entrada rasgada em arco e rematada pelo escudo de armas portuguesas. Ele era rodeado por um fosso e o portão tinha uma porta de acesso levadiça. 

O nome se dá ao fato de que o forte foi construído onde havia uma enorme pedra arredondada que lembrava nada mais, nada menos que um queijo. Foi levantado por volta de 1661 ou 1662, mas ninguém tem certeza da data, o que se sabe é que foi durante a Guerra da Restauração.



Essa praia fica em volta ao Castelo



Desde sua inauguração, muitas forças armadas passaram por ele. É importante você saber um pouquinho de história para que sua visita seja mais rica de informações e você aproveite ainda mais tudo que tem para conhecer ali dentro.

Em 1751, foi dotado pelo capelão privativo para assistência aos militares destacados e durante o cerco do Porto esteve ocupado pelas forças miguelistas, apesar do bombardeamento insistente das baterias da luz e dos navios liberais. Depois da jornada de Lordelo foi abandonado e saqueado sendo em 1839 entregue à guarda da companhia de Veteranos.






Em 1846, durante a Revolta da Maria da Fonte e tendo sido ocupado pelas tropas da Junta do Porto, foi apontado como alvo do antigo navio de guerra "Iris", fiel ao governo de D. Maria II. Em 1890, ficou entregue à Guarda Fiscal que permaneceu por lá até 1910.

Em 1949 foi cedido ao Núcleo da Brigada Naval da Legião Portuguesa do Porto. Hoje as forças que ocupam são da Guarda da Associação de Comandos.












Quando vocês viajarem para Portugal, visitem o Castelo do Queijo, a vista é linda
e você conseguirá fotos encantadoras. Marca o blog nas suas fotos, vamos
adorar ver todas elas.
Um Beijo, Bia.


You Might Also Like

0 comentários

Frase do Dia

"Guarda-me, ó Deus,
porque em Ti
confio"