Resenha: Como eu era antes de você, minha decepção literária

13:54


Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca 
Ano: 2013
Páginas:320
Pontuação: ♥♥♥



Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Antes de tudo preciso dizer que primeiro eu assisti o filme e depois li o livro, e sinceramente, preferi o filme.

Bom, acho que todos já conhecem a história toda, então não tem problema se tiver spoiler! Quando Louisa começa a trabalhar para os Traynors ela começa a descobrir uma série de fatores na família, como a traição do pai do Will com a mãe, e sem querer querendo ela acaba ouvindo uma conversa entra a Sr. Traynor e sua filha Georgina, onde falam sobre a decisão de Will de ir para as Dignitas para se suicidar... Sem ter para onde correr e vendo que não tem escolha, Sr. Traynor aceita a decisão de Will, mas pede para que ele dê a ela um tempo, ele concede seis meses. Nesse tempo, ela contrata alguém que tente mudar esse pensamento do filho, e por isso escolher Lou, pois ela não se parece nenhum pouco com uma enfermeira.
Quando ela descobre isso, fica desesperada e pede para sair do emprego, mas como ganha muito bem, a irmã a convence a continuar e a dar motivos para o Will desistir disso, então Lou começa um desesperado projeto pra mudar o pensamento dele e até um certo momento ela consegue. Lou acaba derretendo o coração de Will, que abre a mente dele para todas as oportunidades que ela tem na vida, incentiva ela a viajar, conhecer o mundo, estudar moda, enfim, fazer o que ela sente vontade e ser feliz. O que ela não esperava é que acabaria se apaixonando perdidamente por Will. E aí começa um pequeno romance entre os dois, Lou até termina com Patrick para ficar com Will, mas infelizmente, seus sentimentos não são suficientes para fazer com que Will desista de seu objetivo principal e ele convida Lou a levá-lo até a Suiça.Inconformada ela diz que não e vai para a casa... passa-se alguns dias e ela acaba indo na última hora a pedido da Sr. Traynor. Chegando lá, eles ficam deitados juntos, aproveitando suas últimas horas juntos, até que chega a hora final.
Will deixa uma carta de despedida para Lou e claro, uma quantia enoooorme para ela se manter e pagar a faculdade enquanto estuda...

A minha história de amor e decepção com Jojo é antiga. O primeiro livro dela que tentei ler foi A última carta de amor, em 2013 e até hoje não consegui passar da página 15. Resolvi comprar o Me before you  porque pensei que talvez não tivesse gostado da tradução, e que lendo com o idioma original me encantaria com a história, assim como todos, mas novamente não gostei. Terminei de ler o livro sim, porém fiquei muito decepcionada. Eu não consigo identificar o que gostei menos. Se foi a história que não mexeu comigo ou se foi o final. Só consigo dizer que não estou nenhum pouco animada em ler a continuação.  
O enredo em si é muito bom, daria uma história incrível se o final fosse outro. E não estou dizendo que precisava ter um final feliz no qual Will decidisse ficar com Lou, não queria isso, o que eu queria e se pudesse eu mudaria é a carta que ele deixa para ela no final. Achei totalmente sem sentimento. Fora que algumas partes foram paradas demais para continuar a leitura, não fui tocada nenhum pouco.É um livro calmo, sem muitos acontecimentos para te prender, mas volto a dizer, a história em si é boa e deu um ótimo filme, envolvente e romântico. Os personagens foram bem produzidos, porém acho que ficou faltando algo a mais, que nem eu sou capaz de identificar. É triste dizer isso, mas eu não senti nada lendo, não consegui viver a personagem, como aconteceu em todos os livros que li.


Apesar da minha frustração, admiro o fato da autora ter conseguido retratar tão bem as dificuldades enfrentadas por um cadeirante e acima de tudo, mostrar que é possível ter uma vida feliz e ser amado, independente das consequências, pois o mundo está aí cheio de oportunidades para ser feliz ao lado de alguém especial. É livro que fala sobre oportunidades, amor e esperança.
Com base em todos os livros que já li na vida, indico Como eu era antes de você para quem gosta de romances simples e normais, pois esse não te fará chorar. 
Desculpem por alguma coisa pessoal, é apenas o que eu senti quando li.


Obrigada por tudo gente, beijinhos, Bia <3
Que Deus abençoe e cuide de todos vocês !!!!

You Might Also Like

0 comentários

Frase do Dia

"Guarda-me, ó Deus,
porque em Ti
confio"